sábado, 5 de julho de 2008

Um dia e tanto

Pai do céu!! Sou tão grato por poder estar aqui, quentinho no meu quarto, na frente do computador, postando no meu blog! Olha, se Deus existe, ele é muito meu brother!

Hoje tive uma arma .38 apontada pra minha cara. De verdade! Não a arma de brinquedo, da gravação, não! Quem dera!
Estávamos gravando uma cena num bar, na qual dois policiais civis conversam sentados quando um cidadão passa correndo e furta a arma de um deles, sepois sai correndo com os dois na sua cola. Tudo estava correndo muito bem. Bem pra caramba. Bem demais. Bem até demais. Até que, após gravadas todas as cenas (pelo menos gravamos tudo), de alguma molécula de ar, ou de alguma folha de árvore ao vento, saem por volta de 15 policiais, sendo que um deles apontava uma arma na nossa cara, mandando todo mundo calar a boca, por as mãos pra cima, virar de costas, olhar pra frente, calar a boca, por a mão na cabeça, dar uma abaixadinha, tudo ao mesmo tempo. E eu ainda com a câmera na mão, tentando explicar que a arma era de brincadeira, que era todo mundo ator e que se tratava de uma gravação pro meu TCC. Pior! Eu estava sem documento nenhum com foto, só carteirinha de academia que não frequento há dois anos!
É nessas horas que percebe-se qual exatamente é o potencial do coeficiente de contração muscular do ânus. Eu não sabia o que era pior, se ir preso, se pagar multa, ou se entregar a câmera para eles. De qualquer forma, eu estaria f*****.
No fim das contas, tudo bem, tudo bom, nem a arma eles apreenderam, e voltei correndo com essa p**** que nem é minha pra casa, onde, é claro, esqueci de deixar e acabei andando com ela no fundo da mochila pra gravar umas cenas em outra locação.
Olha, esses atores todos são os melhores amigos que eu vou encontrar nessa vida. O Daryan também, que já é um grande amigo meu e estava captando som nas cenas de hoje. Digo isso porque, se acontecesse comigo, enquanto ator, de estar gravando uma cena para o filme de um outro cara, sem nem receber cachê, nem a grana do busão, nem mesmo um vale coxinha, eu ia ficar puto de quase ir preso e ter uma arma enfiada na cara. Mas puto mesmo! É nessas horas que é bom não ter amigo esquentadinho que quer se achar no direito de gritar.
Oh céus, oh dia! Só não posso dizer "oh, azar" porque estamos todos muito bem, depois de usarmos as batidas cardíacas que íamos gastar amanhã, termos urinado duas gotinhas nas roupas íntimas e depois de 3 km de unhas lascadas - e mais a lascar durante o pesadelo da noite, quando formos durmir.

Amanhã ÍA ter gravação. ÍA.
Chega, to cansado bagarai, o ator deve estar com o saco na lua, sem contar que eu estou chegando no ponto de raciocínio mínimo, depois de duas noites muito mal dormidas, dois dias extremamente intensos (um de gravação e outro de um evento, o típico ganha pão de quem só se f*** com grana) e um enquadro policial com direito a dedo no gatilho. Chega! Levantar da cama, agora, talvez na segunda-feira.

Aos meus atores e equipe, eu repito: amo a todos e devo uma, animalmente!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

E aí? Mais nada?

Pra quem estranhou o tempo absurdo que passei sem publicar nada no blog, don't worry! Não desisti de fazer o filme nem estou com preguiça de escrever. A correria está verdadeiramente estrondosa! Entre um emprego que me atrasa o pagamento, outro que me dá cheque sem fundo, um banco que me cobra 8% de juros sobre o cheue especial e uma faculdade que não pára de mandar contas, fazer o TCC é muito mais do que um simples desafio. Mas mesmo assim, é a única coisa que eu realmente quero fazer. O resto é empecilho.
As gravações já estão rolando. No dia 18 de jumho (há muito tempo!) gravei as três primeiras cenas do filme em uma sala de aula da PUC, e pude me familiarizar com o equipamento deles. O boom é de alta qualidade e o tripé de câmera é bem bacana. Agora, o resto...
Começando pelo equipamento de iluminação. São duas marmitas que não podem ficar ligadas por mais de 20 minutos, que começam a soltar fumaça e a queimar a gelatina. Isso num espaço fechado é sensacional. O tripé de luz não desce o suficiente, e isso limitou uma cena que eu tinha pensado uma luz vinda de baixo, e não rolou. Eu teria colocado a luz no chão, se isso não fosse derreter a minha mão. E a câmera! Começando pelo fato de ser uma Mini DV. Sim, tudo bem, é 3 CCD, mas mesmo assim! A Belas Artes faz TCC com HDV, a FAAP faz TCC com 35mm! O pior é pensar que, no meu curso, somos a primeira turma a usar Mini DV pro TCC. Antes, todos usavam Super VHS. Isso é aceitável no século XXI?
Felizmente, tenho meus contatos, e um amigo meu, estudante da Faculdade Belas Artes, conseguiu pra mim a HDV deles pra gravar uma externa no dia 22. A qualidade da câmera é absurda, não tem a mínima comparação. Me apaixonei, quero uma daquelas pra mim. Deixa ele conseguir de novo pra ver se eu devolvo. Ok, deixa eu falar que é brincadeira antes que me detonem por aqui.

Enfim, no dia 18 as gravações foram com as atrizes Rose Figueiredo, Aline Valencio e Neusa Romano. Foi um dia bem complicado, eu estava com uma gripe tremenda e ninguém pra me ajudar. Fiz a iluminação, a câmera, dirigi as atrizes e segurei o boom. Graças a Deus que não tinha movimento de câmera nessas cenas. Foi tudo tranquilo, correu como o esperado, e as três atrizes provaram ser sensacionais. O trabalho da Neusa eu já conhecia, mas foi a primeira vez que vi a Rose e a Aline atuando, fiquei bem satisfeito. As cenas são curtinhas, vão acabar tendo uma duração de no máximo 10 segundos cada uma no produto final, mas preciso que elas sejam tão boas quanto o resto. Já a cena do dia 22 era bem mais tranquila e eu estava com mais dois amigos me ajudando, o Daryan Moro e a Vivian Arita. Nesse dia foi gravada a cena inicial do filme, e tive alguns problemas com o jornal que mandei imprimir. O cidadão da gráfica imprimiu em 50cm x 50cm, quando eu claramente pedi por um jornal 32cm x 32cm. Ou seja, ficou um jornal monstro, e tivemos que dobrar. Não atrapalhou em nada a cena, mas mesmo assim, poxa! Como pode o cidadão nem ler o meu e-mail?

Chega de bla, bla, bla, agora é hora de almoço e logo mais vou sair por aí pra procurar alguns props e figurinos pra gravação desse sábado, que vai matar praticamente metade do filme. São 10 atores confirmados pra gravação nesse final de semana, e serão gravadas por volta de 18 cenas nesses dois dias. Muita merda pros atores e que dê tudo certo. Estamos todos dependendo disso.