quinta-feira, 3 de julho de 2008

E aí? Mais nada?

Pra quem estranhou o tempo absurdo que passei sem publicar nada no blog, don't worry! Não desisti de fazer o filme nem estou com preguiça de escrever. A correria está verdadeiramente estrondosa! Entre um emprego que me atrasa o pagamento, outro que me dá cheque sem fundo, um banco que me cobra 8% de juros sobre o cheue especial e uma faculdade que não pára de mandar contas, fazer o TCC é muito mais do que um simples desafio. Mas mesmo assim, é a única coisa que eu realmente quero fazer. O resto é empecilho.
As gravações já estão rolando. No dia 18 de jumho (há muito tempo!) gravei as três primeiras cenas do filme em uma sala de aula da PUC, e pude me familiarizar com o equipamento deles. O boom é de alta qualidade e o tripé de câmera é bem bacana. Agora, o resto...
Começando pelo equipamento de iluminação. São duas marmitas que não podem ficar ligadas por mais de 20 minutos, que começam a soltar fumaça e a queimar a gelatina. Isso num espaço fechado é sensacional. O tripé de luz não desce o suficiente, e isso limitou uma cena que eu tinha pensado uma luz vinda de baixo, e não rolou. Eu teria colocado a luz no chão, se isso não fosse derreter a minha mão. E a câmera! Começando pelo fato de ser uma Mini DV. Sim, tudo bem, é 3 CCD, mas mesmo assim! A Belas Artes faz TCC com HDV, a FAAP faz TCC com 35mm! O pior é pensar que, no meu curso, somos a primeira turma a usar Mini DV pro TCC. Antes, todos usavam Super VHS. Isso é aceitável no século XXI?
Felizmente, tenho meus contatos, e um amigo meu, estudante da Faculdade Belas Artes, conseguiu pra mim a HDV deles pra gravar uma externa no dia 22. A qualidade da câmera é absurda, não tem a mínima comparação. Me apaixonei, quero uma daquelas pra mim. Deixa ele conseguir de novo pra ver se eu devolvo. Ok, deixa eu falar que é brincadeira antes que me detonem por aqui.

Enfim, no dia 18 as gravações foram com as atrizes Rose Figueiredo, Aline Valencio e Neusa Romano. Foi um dia bem complicado, eu estava com uma gripe tremenda e ninguém pra me ajudar. Fiz a iluminação, a câmera, dirigi as atrizes e segurei o boom. Graças a Deus que não tinha movimento de câmera nessas cenas. Foi tudo tranquilo, correu como o esperado, e as três atrizes provaram ser sensacionais. O trabalho da Neusa eu já conhecia, mas foi a primeira vez que vi a Rose e a Aline atuando, fiquei bem satisfeito. As cenas são curtinhas, vão acabar tendo uma duração de no máximo 10 segundos cada uma no produto final, mas preciso que elas sejam tão boas quanto o resto. Já a cena do dia 22 era bem mais tranquila e eu estava com mais dois amigos me ajudando, o Daryan Moro e a Vivian Arita. Nesse dia foi gravada a cena inicial do filme, e tive alguns problemas com o jornal que mandei imprimir. O cidadão da gráfica imprimiu em 50cm x 50cm, quando eu claramente pedi por um jornal 32cm x 32cm. Ou seja, ficou um jornal monstro, e tivemos que dobrar. Não atrapalhou em nada a cena, mas mesmo assim, poxa! Como pode o cidadão nem ler o meu e-mail?

Chega de bla, bla, bla, agora é hora de almoço e logo mais vou sair por aí pra procurar alguns props e figurinos pra gravação desse sábado, que vai matar praticamente metade do filme. São 10 atores confirmados pra gravação nesse final de semana, e serão gravadas por volta de 18 cenas nesses dois dias. Muita merda pros atores e que dê tudo certo. Estamos todos dependendo disso.